sábado, 13 de novembro de 2010

deserção

àqueles que não desistem
àqueles que têm os olhos grandes
àqueles a quem nascem raízes nos pés
àqueles que conservam a verdade na voz.
[os outros? simplesmente não existem...]

jan saudek

as cidades de coral
descem sobre os homens.
enchem-lhes a boca
com palavras completas que mentem
na hora de nomear todas as coisas -
rostos sujos casas vazias
pratos quebrados telhas varridas
aço ferro e algodão

somos o reflexo
da árvore que enterrou a floresta
somos o espelho
do poema que perdeu a mão
e nessa grandeza de argila
um rosto
[um] só;
apoia-se sobre a lâmina que,
rasgando o solo,
é osso e estandarte
de um lugar que foi seu.

ousa despir as palavras
ameaça roubar os silêncios
e entra
seguro
na escuridão
que lhe anoitece o corpo
e o canto.

que mania a minha
de chegar sempre tarde
aos lugares onde não me esperam...


lhasa de sela, i'm going in

52 comentários:

  1. àqueles a quem nascem raízes nos pés...
    De fato ... sem limites pra sonhar , mas sonhar com os pés no chão!!
    Belas palavras Jorge!
    Bjs!
    Seguindo-te!

    ResponderEliminar
  2. sem limites para sonhar e, mesmo que com raízes nos pés, sem limites para caminhar.
    um beijo, merlaine!

    ResponderEliminar
  3. Que mania a minha de ir nos lugares onde não estao quem me esperam

    nossssssssssssa menina quer realidade esta.

    bjs
    Insana

    ResponderEliminar
  4. Jorgito, meu doce amigo,
    Primeiro devolvo-lhe o sal! A cada registro seu nas mil faces, mais nos aproximamos da proa.
    Perdoe-me, mas como a poesia não pertence ao poeta, essa a tomo, de suas raízes, como se fosse árvore plantada pra mim, que vivo nesse jardim sem flores, um lugar onde nem eu msm me espero
    Impressionante, mas vi minha imagem nesse poema de perdida mão.
    Bj grande, meu amigo tão poeta

    ResponderEliminar
  5. lembrei-me de uns versos do Pessoa: trago o cansaço antecipado das coisas que não farei.

    poeta de múltiplos olhares, abração

    ResponderEliminar
  6. Assim caminhamos sozinhos procurando respostas.
    Será que existem ?
    Tudo precisa ter nome ?
    Linda poesia falando de solidão, angústia, dor e tristeza diante do inexorável da vida...
    Fiquei " tocada".
    Beijão e bom fim de semana !

    ResponderEliminar
  7. insana,
    este é um lugar onde sempre te espero.
    bom rever-te.
    beijos!

    ResponderEliminar
  8. ira, querida amiga,
    deixo que as duas dores (a do poema e a que o sobrevoa) sejam tomadas por ti, mas não na totalidade; que sobre um pouco para as minhas.
    um beijinho na proa!

    ResponderEliminar
  9. "lembrei-me de uns versos do Pessoa: trago o cansaço antecipado das coisas que não farei.
    oh, assis, das coisas que não farei e daquelas que jamais fiz... pensando um dia tê-las feito. como tudo nos escorre das mãos com o visco da ilusão...
    um abraço!

    ResponderEliminar
  10. celamar,
    não procuro respostas, mas... não evito as perguntas.
    um beijinho com ternura!

    ResponderEliminar
  11. Mais vale chegar tarde...que não chegar:)
    Beijo d'anjo

    ResponderEliminar
  12. mais vale chegar cedo aos lugares onde nos esperam, sonho. crê-me.
    um beijo!

    ResponderEliminar
  13. "somos o espelho
    do poema que perdeu a mão"

    Encontrei-me nestes versos...

    Que mania a minha de chegar cedo nos versos que ainda estão por escrever...

    Mas isto me faz um bem!!

    Beijo, poeta alado!

    ResponderEliminar
  14. ana-de-luz,
    chegar cedo aos versos é ganhar a mão e o poema.
    um beijinho!

    ResponderEliminar
  15. Olá Jorge,
    chamou mais a atenção
    chegar tarde onde não é esperado
    dizem que 'nunca é tarde' (?)
    e se chegou, e se chegou, chegou

    muito bonito seu poema

    linda toda a canção, de lhasa de sela, e dela ficou belas canções.

    um abraço pra ti

    ResponderEliminar
  16. Esse poema acelerou meus ponteiros...
    E olha que sou mestra nos atrasos, em tempo nenhum eu chego no momento.

    Beijo, meu e(terno) parceiro!

    ResponderEliminar
  17. vais,
    retenho, de quanto dizes, uma ideia: a de que chegar é... chegar. e a todas as partidas subjaz o desejo de chegar. mesmo que a lugar nenhum...
    adoro lhasa de sela. acredito tanto na poesia das palavras, como na dos ritmos. a dela é-o nesta dupla acepção.
    um beijo!

    ResponderEliminar
  18. cris, querida amiga,
    para ti não há relógio. chegas sempre e na hora. assim acontece com quem é sempre tão esperado.
    um beijinho, poeta-amiga-parceira das mais finas liras!

    ResponderEliminar
  19. Que lindo, meu querido Jorge
    "somos reflexo
    da árvore que enterrou a floresta"
    Preciosidade que resume tudo...
    Lindo demais, amigo!
    Enorme abraço!

    ResponderEliminar
  20. querida amiga,
    há alturas em que para se continuar a ser árvore é preciso enterrar-se a floresta, verdade?
    um beijinho com ternura infinita, amiga zélia!

    ResponderEliminar
  21. Jorge,
    floresta que em múltiplas vidas me traz paz e acredite, sempre que posso me "enterro" nela para me reviver e rever..
    beijo e bom domingo.

    ResponderEliminar
  22. Ler-te é sempre uma delícia, Jorge. Do vazio existencial parece surgir brilhante criação, verdade? A voz suave de lhasa de sela, cantando i'm going in, e seu comentário elementar "mesmo que com raízes nos pés, sem limites para caminhar", conferiram brilhante sinergia aos enigmáticos versos.

    Um beijo!

    ResponderEliminar
  23. estes versos arrebatam qualquer palavra que se consiga dizer, sem a saber dizer...

    poderosíssimo post, amigo.

    p.s. Lhasa de Sela, ela mesmo!

    ResponderEliminar
  24. "floresta que em múltiplas vidas me traz paz e acredite, sempre que posso me "enterro" nela para me reviver e rever."
    não percas nunca a árvore, querida ingrid.
    um beijinho!

    ResponderEliminar
  25. lívia,
    não é o vazio existencial que está na origem dos textos; apenas a existência, com os seus matizes diversos.
    lhasa de sela é um portento mudical (infelizmente arrancado à vida cedo de mais). quanto aos versos iniciais: apenas o mote que ontem me assolou o espírito na hora da revolta-escrita...
    um beijinho!

    ResponderEliminar
  26. doce andy,
    é o peito a arrancar todas as vozes que minam o cérebro e as linhas dos sentidos. agora... talvez o silêncio venha lamber feridas e estancar des(a)tinos.
    lhasa... ela mesma!
    um abraço!

    ResponderEliminar
  27. Jorge, volto ainda a ponte de lima, onde tenho prima e a vila do conde.. amei os dois lugares..
    beijo.

    ResponderEliminar
  28. Jorge, ler-te ativa-me no renovável; buscas pelo sangue na pena, aprendizado inigualável e o cume chamado de casa. Faz-me inclinar e admirar-te em sabor, o banquete ofertado dá brilho as madeixas, pois as palavras saídas do teu campo, gritam cores diferentes e revelam o que há por trás dos portões.

    Abraços

    Priscila Cáliga

    ResponderEliminar
  29. Estou aqui pensando a que grupo pertenço, Jorginho... Será o dos "outros"?

    "ousa despir as palavras
    ameaça roubar os silêncios
    e entra
    seguro
    na escuridão
    que lhe anoitece o corpo
    e o canto"

    Quem tem "olhos grandes" talvez entre seguro na escuridão.
    "Tempestades Solares"... esse título de uma canção de Caetano Veloso combina bem com tua poesia, chéri.

    P.S.: Chegar tarde, principalmente onde não nos esperam,pode ser sinônimo de transgressão da melhor espécie,não achas?!

    Beijinhos...

    ResponderEliminar
  30. ingrid,
    lá ir... é ter de voltar.
    um beijo!

    ResponderEliminar
  31. priscila,
    e falas tu de banquete poético? quem se delicia com as tuas palavras, no mais profundo dos poemas como no mais singelo comentário, sou eu.
    um beijo!

    ResponderEliminar
  32. "Chegar tarde, principalmente onde não nos esperam,pode ser sinônimo de transgressão da melhor espécie,não achas?!"
    pode, sim, pólen, mas a distância que separa a estimulante transgressão das depressivas regressão e agressão justificam que as pernas, no caminho, deambulem em dias de sol, apenas; é que, como bem citas em caetano, procelas só solares :)
    um beijinho! é um gosto termos-te aqui de regresso!

    ResponderEliminar
  33. O bom de existir é não desistir a cada vez q cair, é sonhar mesmo sem limites, é ter pés firmes ao chão e lutar mesmo q o mundo lhe diga que não é capaz.É não ter medo da escuridão e se dislumbrar com a beleza do dia e se encantar com o crepúsculo, que de tão belo avisa que a noite está por vir. Bjossss

    ResponderEliminar
  34. Jorge,
    A verdade na voz: eu queria sempre um canto assim, feito os teus são feitos...

    Abraço oceânico (que já não separasse...),
    Pedro Ramúcio.

    ResponderEliminar
  35. Jorge Pimenta
    (grande poeta e amigo)

    ...

    Poema incrivelmente abissal
    (aos céus!)

    forte abraço.

    ResponderEliminar
  36. olá, giomara,
    e é justamente nesse graal existencial que a poesia desempenha uim papel fundacional, verdade?
    um beijinho!

    ResponderEliminar
  37. oh, amigo pedro,
    que bom ter-te por aqui. mais verdadeira esta voz seria impossível. há oceanos que jamais apartam e terras que não sabem unir..
    um forte abraço, com cheiro a maresia!

    ResponderEliminar
  38. domingos,
    entre o céu e o inferno abre-se um abismo [po]ético onde inscrevemos os nossos dias, invariavelmente.
    um forte abraço, caro amigo-poeta!

    ResponderEliminar
  39. As palavras, que no início se prendiam ao presente, agora anseiam pelo futuro. O que deserta é o ser que não irá conduzi-las até lá.Talvez elas não mintam, mas inventem reflexos, parciais reflexos de uma verdade que elas jamais poderão alcançar. Um dia amotinam-se, ficando à deriva com seus sentidos de carne despregada dos ossos.

    Belo poema nessa trilha do pensar a relação entre a vida e as palavras.

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  40. Jorge querido, saudades imensas de ti

    deste teu absurdamente belo e profundo poema, um verso me tomou mais do que os outros:
    "somos o reflexo
    da árvore que enterrou a floresta"

    o que resta a esta árvore, ou dela, se toda a floresta jáz sob terra aos seus pés? Serão suas raízes alimentadas pelo húmus do que se foi? Aquilo que morre em nós e por nós, nos servirá de alimento para vertermos humanidade e poesia?
    Parece-me que sim

    um beijo imenso, amigo poeta!

    ResponderEliminar
  41. provavelmente chegaste na hora certa
    beijos

    ResponderEliminar
  42. amigo marcantónio,
    da agudeza da tua leitura sublinho os "reflexos de uma verdade que elas jamais poderão alcançar". pergunto-me, caro poeta e filósofo, qual é a verdade que se pode alcançar, com e sem palavras? qual é a linha definitiva e pura que permanece intocada? e que perspectiva sobre o objecto cristaliza a mirada? cada vez mais acho que a verdade é espúria e esquiva, rolando pelos dedos como fios de azeite derramados no prato. no final, apenas os vestígios da sua pasagem lambem os dedos.
    um forte abraço. os teus contributos sempre me ajudam e ir mais além...

    ResponderEliminar
  43. querida andrea,
    como é bom reencontrar-te, a ti pessoa e a ti manto sensível...
    de um texto-melancolia não esperaria leitura mais lúcida do que a tua. esta árvore tem raízes, produz seiva, ainda rebenta na primavera e, com sorte e um pouco do mel do tempo, concede os frutos. todavia, agarra-se a um tempo-imagem que foi (ou talvez nunca tenha sido)... esse passado é a mão que, hoje, desenha a poesia...
    um beijinho imenso!

    ResponderEliminar
  44. querida laura,
    se cheguei... não sei (e julgo mesmo que jamais o saberei). certezas, apenas uma: a de que parti.
    um abraço!

    ResponderEliminar
  45. Ainda há os que não conseguem nascer, mas mesmo assim, existem palavras para eles, e existem histórias para eles. Lindo poste vestido de palavras e idéias perfeitas...

    ResponderEliminar
  46. que mania a minha
    de chegar sempre tarde
    aos lugares onde não me esperam...

    Chegar cedo demasiado também é problemático.

    ResponderEliminar
  47. a pimenta é a terra, carla :)
    dos céus, apenas o azul espelhado de um mar que as naus um dia ousaram lamber.
    um abraço!

    ResponderEliminar
  48. janaina,
    para os que não sabem nascer e para os que não querem/podem morrer há as palavras justas. e se as não há, inventam-se, pois é no dizer que nos (re)afirmamos (inevitavelmente, sempre; às vezes, infelizmente).
    um beijinho!

    ResponderEliminar
  49. não chegar ainda mais problemático pode ser, verdade, vanessa? :)

    ResponderEliminar
  50. Olá Jorge !
    Parabéns pelo belo blog que possui,
    Pela doce palavras que se torna amarga, quando chega ao fim...

    "que mania a minha
    de chegar sempre tarde
    aos lugares onde não me esperam..."


    Seus versos são simplesmente perfeitos, caro autor.
    Beijos na Alma

    ResponderEliminar
  51. lili,
    um agradecimento pelas palavras que confortam. a poesia vive das palavras, mas o poeta, para além delas, alimenta-se, igualmente, do fogo que as desenha.
    um beijinho com carinho!

    ResponderEliminar