domingo, 31 de janeiro de 2010

Conversas com letras

Foi há já mais de um mês (11 de Dezembro) que estive na Biblioteca da Escola EB 2/3 de Rio Caldo para uma conversa com jovens de 16, 17 e 18 anos sobre livros, leitura e, muito especialmente, poesia.
A minha ligação àquela freguesia do Gerês vem já de há um par de anos, por ocasião da publicação do meu primeiro livro de poesia, A-Simetria das Formas: o espelho e o reflexo. Nesse então, a directora daquele espaço pedagógico, Dra. Teresa Brandão, tomando contacto com o livro, promoveu uma oficina de ilustração e poesia para alunos do 8.º ano, para o que convidou a ilustradora, Teresa Almeida, e eu próprio.
Quase dois anos volvidos, a ideia passava por cruzar experiências de leitura e de vida com jovens pré-universitários, num formato mais próximo da conversa naturalista do que da palestra. E assim foi: num ambiente descontraído e iluminado por um sol de inverno espelhando matizes de luz sobre a albufeira da Caniçada, as palavras rolaram pela sala à medida dos ritmos, dos interesses, da curiosidade e das expectativas de cada um. No final, a sensação de que o tempo se havia rido de nós, tão rápido os 90 minutos da sessão escoaram.
De tudo, para lá do calor dos anfitriões, guardo uma recordação que jamais perderei: a declamação de textos inéditos retirados do meu extinto "Circum-viagem". A cada palavra dita, abertas ou veladas, as emoções ondearam numa leveza para sempre aberta.


Na semana passada, quando vagueava pelo universo dos blogues, deparei-me, surprendentemente, com o da Escola de Rio Caldo, onde pululava um registo breve sobre o acontecimento. Aqui o seu testemunho:


"JORGE PIMENTA NA NOSSA ESCOLA
O escritor Jorge Pimenta esteve na Biblioteca Escolar Ramalho Ortigão no dia onze de Dezembro onde esteve à conversa com os alunos do 11ºA, 12ºA e 12ºCP.
O encontro possibilitou aos alunos o conhecimento do percurso literário do escritor e, também, houve lugar para uma pequena surpresa para o escritor Jorge Pimenta. Surpresa? Sim! Alguns dos alunos presentes declamaram, de forma original, poemas da autoria do escritor." - http://tesourodaescola.blogspot.com/2009/12/inicio-jorge-pimenta-na-nossa-escola.html

Na despedida, a promessa de regressar quando "Circum-viagem" (título da próxima publicação) tiver nascido.

A todos, um bem-hajam e até breve!

3 comentários:

  1. Obg pela partilha de um momento tão especial... serão essas recordações inesquecíveis que fazem valer tanto o caminho escolhido.

    ResponderEliminar
  2. Jorge,
    Há um Portugal em mim que não sei bem explicar, uma espécie de Tejo correndo nas minhas veias.
    Linda sua experiência em "Ramalho Ortigão."
    Quando "Circum-viagem" tiver nascido, bem que ele podia vir passear em Minas, sim!

    Saudações d'aquém mar,
    Pedro Ramúcio.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Jorge pelas palavras de gratidão que endereçou à Biblioteca Ramalho Ortigão.
    Esperamos que o dia de mais um encontro e partilha seja para muito breve.
    Beijinho.

    Teresa Brandão

    ResponderEliminar