Foi há já mais de um mês (11 de Dezembro) que estive na Biblioteca da Escola EB 2/3 de Rio Caldo para uma conversa com jovens de 16, 17 e 18 anos sobre livros, leitura e, muito especialmente, poesia.
A minha ligação àquela freguesia do Gerês vem já de há um par de anos, por ocasião da publicação do meu primeiro livro de poesia, A-Simetria das Formas: o espelho e o reflexo. Nesse então, a directora daquele espaço pedagógico, Dra. Teresa Brandão, tomando contacto com o livro, promoveu uma oficina de ilustração e poesia para alunos do 8.º ano, para o que convidou a ilustradora, Teresa Almeida, e eu próprio.
Quase dois anos volvidos, a ideia passava por cruzar experiências de leitura e de vida com jovens pré-universitários, num formato mais próximo da conversa naturalista do que da palestra. E assim foi: num ambiente descontraído e iluminado por um sol de inverno espelhando matizes de luz sobre a albufeira da Caniçada, as palavras rolaram pela sala à medida dos ritmos, dos interesses, da curiosidade e das expectativas de cada um. No final, a sensação de que o tempo se havia rido de nós, tão rápido os 90 minutos da sessão escoaram.
De tudo, para lá do calor dos anfitriões, guardo uma recordação que jamais perderei: a declamação de textos inéditos retirados do meu extinto "Circum-viagem". A cada palavra dita, abertas ou veladas, as emoções ondearam numa leveza para sempre aberta.
Na semana passada, quando vagueava pelo universo dos blogues, deparei-me, surprendentemente, com o da Escola de Rio Caldo, onde pululava um registo breve sobre o acontecimento. Aqui o seu testemunho:
"JORGE PIMENTA NA NOSSA ESCOLA
O escritor Jorge Pimenta esteve na Biblioteca Escolar Ramalho Ortigão no dia onze de Dezembro onde esteve à conversa com os alunos do 11ºA, 12ºA e 12ºCP.
O encontro possibilitou aos alunos o conhecimento do percurso literário do escritor e, também, houve lugar para uma pequena surpresa para o escritor Jorge Pimenta. Surpresa? Sim! Alguns dos alunos presentes declamaram, de forma original, poemas da autoria do escritor." - http://tesourodaescola.blogspot.com/2009/12/inicio-jorge-pimenta-na-nossa-escola.html
Na despedida, a promessa de regressar quando "Circum-viagem" (título da próxima publicação) tiver nascido.
A todos, um bem-hajam e até breve!
Obg pela partilha de um momento tão especial... serão essas recordações inesquecíveis que fazem valer tanto o caminho escolhido.
ResponderEliminarJorge,
ResponderEliminarHá um Portugal em mim que não sei bem explicar, uma espécie de Tejo correndo nas minhas veias.
Linda sua experiência em "Ramalho Ortigão."
Quando "Circum-viagem" tiver nascido, bem que ele podia vir passear em Minas, sim!
Saudações d'aquém mar,
Pedro Ramúcio.
Obrigado Jorge pelas palavras de gratidão que endereçou à Biblioteca Ramalho Ortigão.
ResponderEliminarEsperamos que o dia de mais um encontro e partilha seja para muito breve.
Beijinho.
Teresa Brandão