quarta-feira, 25 de maio de 2011

orvalho em voo migratório sobre aves sem asas e geografia


                                    zambujeira do mar

com as tardes encaracoladas nos dedos
encontrei pontos negros na pele.
percebi, então,
que o homem já não precisa do corpo
a poesia despede o coração
as balas dançam com os amantes
e toda a sujidade é a roupa branca
a engalanar os lacraus peçonhentos
que sodomizam as cidades.

encolho os ombros,
dobro o jornal e levanto-me
com o mundo enrolado debaixo do braço.
sigo para a porta e já sei a verdade:
nas notícias dos homens,
implora-se a deus que não chova;
importa não lavar a terra que trazemos agarrada aos olhos.

dark dark dark, wild goose chase



The National no Coliseu:
os tectos perfumados das palavras em acordes de violetas




À medida que passamos pela vida, vamos elaborando pequenas agendas mentais onde guardamos aquilo que temos de fazer antes de nos completarmos. Aquele livro adiado, a visita ao amigo cujo rasto se desviou da auto-estrada da vida, o país sonhado…
Do meu ainda pouco explorado rol de afazeres obrigatórios, há dois concertos: Os Interpol (planeados para Agosto) e, sem coincidências, este dos The National.
O palco foi o Coliseu do Porto, ontem mesmo, dia 23. Impossível não o adivinhar: duas horas antes do horário previsto, as ruelas de granito escuro desviam o olhar do tédio dos fins de tarde para se fixarem na atmosfera variegada de todos quantos, como eu, têm já bloco de notas existencial.
Conjugar o Porto com The National parece tarefa tão natural quanto óbvia. Como a cidade, esta banda norte-americana tem uma pele negra mas elegante, onde as paredes do exterior guardam, ciosamente, uma complexa rede de emoções que, como o do comum dos mortais, se cose com as linhas da melancolia, não dessa barata, que assina clichés em arrufos, ou castigos na boca dos piegas; falo da melancolia que desagrega redimindo.
São assim os The National: não se entregam a melodias imediatas, coloridas e adolescentes, capazes de, num estalar de dedos, oferecer os louros das charts para, no silêncio seguinte, os arremessarem contra o esquecimento; das letras, apenas a maturidade de quem procura conhecer o Homem, as suas frustrações e delírios, conhecendo-se a si mesmo. E é neste compromisso sério na relação com o público e, sobretudo, com a música, que a banda de Matt Berninger consolida o seu percurso, hoje, enquanto uma das bandas de maior identidade no mundo.
O Coliseu sabe-o e, por isso, encheu. Cerca de três mil e quinhentas pessoas lotaram-no para um concerto que se previa (eu previa!!!) intimista, noire, convidando à cadeira com leves meneares de cabeça e lentas projecções de perna. Puro engano. The National são um verdadeiro lobo com pele de cordeiro. O soturnismo e a melancolia dóceis também sabem incendiar as plateias com fogueiras de energia e carisma musical. Literalmente. E a razão é uma só: a natureza da sua música faz-nos viajar numa montanha-russa melódica, ora viajando nos acordes graves da voz de Matt (há ali tanto de Nick Cave!), apenas acompanhados de leves gemidos instrumentais, ora mergulhando na vertigem rítmica onde a delicadeza da voz se converte em clamor ferino. Escusado será dizer que bastaram não mais que duas músicas para que a plateia se erguesse e os mais afoitos se esgueirassem, por entre cadeiras, até à boca do palco, fazendo recordar os concertos ao ar livre nos festivais de Verão. E foram cerca de duas horas de saltos, de braços no ar e de gargantas unidas a reafirmarem que os bons concertos não têm forçosamente que seguir a receita standard, com milhares de pessoas, riffs de guitarra isolados ou mediatismo; os bons concertos também se fazem em lugares de culto, com um público restrito mas conhecedor, que sabe tirar partido daquilo que valoriza verdadeiramente.
No final, dois encores surpreendentes. No primeiro, se Mr. November fez explodir o coliseu, este anfiteatro ruiu quando, com Terrible Love, Matt Berninger se passeou junto do público, como se numa festa de amigos estivesse desde a primeira hora. No segundo encore, uma proposta diametralmente inversa: Vanderlyle crybaby geeks, unplugged, entoada numa garganta única por todos os Nationalists (termo sem conotações algumas para além da ligação à banda) ali presentes.
No final, as mãos desceram ao bolso para actualizarem a agenda. Surpresa: o concerto não surgia riscado, antes exibindo caracteres tão maiores quantas as emoções de mais uma noite inesquecível no Coliseu. Afinal, sempre há coisas que não se completam nunca. Quando é que eles regressam?

the national, conversation 16

98 comentários:

  1. Permita-me hoje calar diante de tua profundidade,Jorge alado...

    Deixo-te um beijinho de admiração!

    ResponderEliminar
  2. Com a poesia enrolada nos dedos, descrevo a tarde que vai pairando sobre mim numa nostalgia sem fim. Nessa tarde que se aproxima, vou inventando rimas que desenham sentimentos doces que perambulam com o sol numa primavera de estação silenciosa. Coisas dos dias que se imaginam noites...

    lindo e lindo, meu querido.

    beijos

    ResponderEliminar
  3. Muito bonito o poema, o corpo é apenas uma parte descartável da alma.

    ResponderEliminar
  4. Os homens se acostumam com as notícias diárias, e fazem sua história se entrelaçar às de costume, viram coadjuvantes da própria rotina.

    Grande abraço, querido poeta!

    ResponderEliminar
  5. Querido poeta de-além-mar,
    o que é refletido aos nossos olhos, imagens concretas, uma vez chegando ao nosso íntimo, estão sujeitas a sofrerem uma verdadeira trajetória iconoclasta - destruição e reconstrução - que só em nossa alma, o mais profundo de nossa essência, daremos total permissão, com sua assinatura e nome completo.
    É assim que sinto seu poema, com a minha.

    Quanto a sua crônica sobre o show dos "The National", é apaixonada e apaixonante, além de muito bem-escrita. Confesso que não os conhecia, apenas de nome. Ao ouvir o audiovideopost, pelo menos nessa música, senti influências do techno pop dos anos 80, (te parece isso?). O vocalista tem um canto muito bem enpostado, chamou-me a atenção.
    Grande beijo.

    ResponderEliminar
  6. Ando aqui de roda de ti, meto-te no bolso e vou-me embora…
    ... para logo [sem olhar o relógio a marcar o tempo] regressar num “talvez” de entender…
    … e há tanto aqui dito muito para além das duas estrofes…, cambaleio embriagada e penso... ai… vou ali já volto…!

    levo no olhar esse pedaço de Zambujeira do Mar e recordo… um lugar encantado, muitos degraus toscos até lá chegar… tanto mar… tanto silêncio, tanta paz, um lugar onde todos os pontos negros saltam da pele espontaneamente, é um lugar de “renascer”, é lindo!
    Beijinho, encanto, até mais logo :).

    ResponderEliminar
  7. aninha-de-luz,
    há silêncios que vestem a mais delicada das formas de dizer. agradeço a maioridade da tua sensibilidade e carinho da mesma forma: em aceno silencioso!
    beijo!

    ResponderEliminar
  8. suzana, querida,
    o fim da tarde é aquele momento que nos define: não sendo noite, ainda, mas não sendo tarde, já, o fim de tarde congrega todos os matizes que o dia trouxe para dentro do calendário que escrevemos dentro de nós, com as nossas mãos e as de todos quantos nos sabem tocar.
    beijinho!

    ResponderEliminar
  9. caro arnoldo,
    nada nos é definitivo se não somente a certeza da nossa efemeridade. é, pois, caso para nos questionarmos sobre os limites do corpo e da alma.
    um abraço, amigo!

    ResponderEliminar
  10. "Os homens se acostumam com as notícias diárias, e fazem sua história se entrelaçar às de costume, viram coadjuvantes da própria rotina"

    pois é, larinha, e a terra continua a ornamentar-nos o olhar...
    beijo!

    ResponderEliminar
  11. querida amiga cecília,
    cada olhar é um filtro completo, com lentes diversas comunicantes com o objecto captado e o reactor captante. se a primeira abordagem é física, em estímulo sensorial, à medida que nos percorre vai-se adensando em cores, tons e matizes que, porque individuais e puramente experienciais, conduzem a uma redefinição do objecto. e as coisas passam a viver dentro de nós, mudadas mas mudando-nos, também.
    the national têm, na minha opinião, uma abordagem próxima de um estilo musical que esteve muito em voga nos anos 80, particularmente com bandas como joy division ou the cure, com eco no presente em interpol, por exemplo. as melodias noire combinam com estados de alma que apontam ao cinzentismo das verdaderias causas e coisas da vida. curiosamente, os vocalistas das bandas com este registo emprestam às canções esse tom barítono que as mergulha na vertigem lenta (o oxímoro é intencional) da vida nas grandes cidades.
    beijinho, querida amiga!
    p.s. tenho de passar por buenos aires na peugada de dª xerife e do seu cobiçado esposo. haverá novidades? :)

    ResponderEliminar
  12. Jorge, no final da tarde a nostalgia invade os pensamentos e questionamos a vida e o seu sentido. Sensível, o teu poema. Bom complemento c/ wild goose chase.

    Há musicas, bandas, que guardamos para a vida, paixões que nos preenchem o sentir, gostei de te ler sobre os "The National".

    beijo
    oa.s

    ResponderEliminar
  13. "Ando aqui de roda de ti, meto-te no bolso e vou-me embora…
    ... para logo [sem olhar o relógio a marcar o tempo] regressar num “talvez” de entender…"

    querida-amiga-de-tantos-encantos,
    há algibeiras onde o mais pesado dos grilhões é apenas mar-por-navegar. e logo ali [sem o olhar vigilante do tempo] me escondo num "talvez"-de-descobrir.
    e é neste balanço de idas e vindas que os lugares que não são nossos passam a caber-nos na orbe do olhar, até porque um candeeiro de azeite com bruma não é apenas o poiso do derradeiro suspiro de beira-rio.
    incrivelmente bela a tua abordagem às palavras dos outros. já nos tens habituado a isso, verdade? :) obrigado pela forma tão tua como a todos cantas.
    p.s. quem visita a zambujeira não consegue levá-la consigo; ela é imensa e não cabe no leve compartimento dos afectos. quem visite a zambujeira do mar deixa-se um tanto por lá. e os regressos fazem-se mesmo que sem mapa nos pés.
    psiu, vou sussurrar-te ao ouvido: muito de mim ainda por lá está e há tanto que quer ainda voltar...
    beijinho, querida amiga!

    ResponderEliminar
  14. oceano.azul,
    sabes que também não conhecia dark dark dark? eles asseguraram a primeira parte dos the national e foram uma verdadeira revelação. algures entre o folk e os tons mais delicados do jazz, sons bem complementados por uma voz que não raras vezes nos recorda catpower, acabaram de me conquistar :)
    beijinho grande!

    ResponderEliminar
  15. :)... posso dizer-te um segredo?!... sou terrivelmente desafinada..., principalmente quando me deixam assim de mar no olhar :)
    assim, tenho-te ainda no bolso, porque agora não posso cantar... escomungavas-me[ui... está bem escrita esta palavra, professor?!... rsss, lolll]
    beijo, amigo-meu!

    p.s. se tens tanto de ti lá, não tragas, volta com tudo quanto de ti quer ainda voltar.
    Zambujeira é um minúsculo paraíso-enorme, adorei sempre que por lá passei.

    ResponderEliminar
  16. desafinada, tu, amiga-de-tantos-encantos? a tua voz tem a segurança do sol no fim do seu ciclo diário: ainda que trémula de delicadeza, sabe que incendeia.
    beijinho grande!
    p.s. vou voltar: festival sw com interpol e... the national, again!? a organização assegurou e divulgou a boa nova apenas ontem. oba!
    beijinhos renovados!

    ResponderEliminar
  17. no encanto do entardecer
    a vislumbrar e delinear a vida
    que teima em voar sem asas
    na vida diária que nos atropela..
    tão bom estar aqui.. te ler e ouvir..
    obrigada pelo carinho de sempre!..
    beijos poeta querido..

    ResponderEliminar
  18. Deixo-te meu encantamento...beijos achocolatados

    ResponderEliminar
  19. Caro Jorge,
    Quanto a Orvalho em voo migratório e Plano impermeável, a mesma sensação: só o silêncio cabe.
    The National deve ter sido experiência única, jamais esquecida, das boas causas pra se colocar a mão no bolso e retirar emoções e, quem sabe, poesia.

    ResponderEliminar
  20. não choverá, poeta.

    se for pra chover, que chovam versos e que Deus nos molhe de poesia.

    saudades de você, jorgíssimo.

    saudades, amigo querido.

    ResponderEliminar
  21. Jorge Pimenta..eu tenho pra mim apreciar o belo.
    Com a sinceridade que me é caracteristica eu te digo. Gosto das palavras. Palavras bem colocadas tocam meu coração, me fascinam. As vezes as imagino como um quadro abstrato. Admiro as cores..admiro o quadro. Mas
    as vezes não consigo interpreta-lo. Apesar de ser subjetivo, as vezes até a subjetividade me falta. Coisa minha.
    Talvez falta-me inteligencia poética.
    Mas este fato não me impede de admirar a tua escrita.
    Amo o que escreves.. e seus comentarios são poemas a parte.
    Admiro seu talento, meu caro amigo.



    Bj

    Ma Ferreira

    ResponderEliminar
  22. Não lavar a terra que trazemos agarrada aos olhos para não se clarear realidades é conveniente e desejável para a maioria. Mas quando a poesia insurge contestadora, sempre há o sonho do poeta implicitamente incluso.

    Abraço grande, meu amigo!

    ResponderEliminar
  23. querida ingrid,
    o papel dos jornais tem uma tinta negra que, quando se agarra às mãos, só com água e sabão é removida. talvez por ser a tinta com que escrevemos os dias do mundo e os mundos dos dias. nenhum entardecer, ao olhar para trás, se regozija com o resultado do que conseguiu ser. e arde em chamas, enquanto nós, pirómanos patológicos, inflamamos emoções diante do pôr-dr-sol.
    beijinho, querida amiga!

    ResponderEliminar
  24. hum, o teu chocolate, sandra querida, é a ternura que contorna os abismos das palavras que por aqui dormem.
    beijo com amizade!

    ResponderEliminar
  25. rejane, sempre especiais as tuas visitas e ainda mais os teus silêncios. há-os que apagam; os teus reverberam a ponta do penhasco que se esconde sob o manto negro da noite, naquela costa traiçoeira onde tantas naves incautas mergulham em voo nu, despojado de asas e de rota. obrigado.
    beijo grande!
    p.s. sim, the national foi mesmo inesquecível. mesmo sabendo do risco que as reedições sempre apascentam, vou vê-los de novo em agosto :)

    ResponderEliminar
  26. robertílimo,
    e nesta chuva seca em que as gotas são lágrimas de palavras, se escreve tudo aquilo que o mundo tão bem sabe esconder, qual tesouro podre a cristalizar.
    ter-te por cá é muito mais do que receber uma visita, primeiríssimo amigo!
    um forte abraço com saudades tuas!

    ResponderEliminar
  27. doce ma,
    como poderá ser possível tu não teres sensibilidade poética? admirar o belo, tecê-la em urdidura fina com os novelos das mãos, dar forma a massas indefinidas, reabrindo mundos e secando abismos... o que é isso, então?
    admirável o teu cantinho e a magia que dele escorre.
    beijinho, querida amiga!

    ResponderEliminar
  28. amigo celso,
    sabias palavras as tuas.
    recordas-me um poema de uma poeta portuguesa, da nova geração, que muito admiro [ana salomé] e que um dia escreveu "diário":
    a partir de agora, todo o poema que fale de amor, fora.
    todo o poema que não revolucione, fora.
    todo o poema que não ensine, fora.
    todo o poema que não salve vidas, fora.
    todo o poema que não se sobreviva, fora.
    vou deixar um anúncio do jornal:
    procura-se poeta: trespasso-me.

    um abraço!

    ResponderEliminar
  29. Podemos não querer lavar a terra dos olhos, mas haverá sempre sal que a dissolverá.
    Beijo, poeta maior!

    ResponderEliminar
  30. a viagem do título paira já sobre os olhos, avista-se. a chuva tem propriedades terapêuticas e os homens se detém pisando os sargaços de suas sombras,


    abraço

    p.s. algumas coisas por fazer antes de cerrar a cortina, também tenho algumas em mente, em geral são impublicáveis rs,rs, mas deixando a troça tenho reservado uns trocados (dinheiro) para disponibilizar umas viagens inadiáveis e alguns shows imperdíveis.

    ResponderEliminar
  31. Aqui e agora - eu é quem agradeço a presença de teus poemas e vídeos.

    ResponderEliminar
  32. Gostei da foto! :)

    Às vezes da mesmo vontade de fechar os olhos, ou mantê-los sujos de terra, para não enxergar tantas coisas acontecendo por aí...
    Mas teríamos também que tapar os ouvidos...nos alienarmos totalmente...
    Adiantaria? Penso que não.
    Às vezes, temos que digerir notícias ruins, da mesma forma que tomamos os remédios amargos, e esperar que seja pela última vez...
    (Rezar pra que seja)!

    Quanto ao seu texto final, concordo plenamente com você, pois há coisas que realmente não se completam nunca.

    Volto depois para assistir aos vídeos, pois agora o dever me chama :)

    Beijinhos ~.~

    Cid@

    ResponderEliminar
  33. Viver sonhos, imaginar fronteiras inexistentes, saborear o belo apenas com a mente... para tudo isso o corpo é dispensável.
    Os vídeos são, simplesmente, maravilhosos.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  34. aqui chove lirismo, gotas finas e férteis, altamente inspiradoras.

    beijos descobertos, meu queridíssimo!

    ResponderEliminar
  35. A alma tem fome lírica!

    Nas possibilidades impossíveis é que podemos alcançar o voo mais bonito.


    Beijinhos, querido Jorge!

    ResponderEliminar
  36. "importa não lavar a terra que trazemos agarrada aos olhos"

    Puro colírio, Jorge! Em pó!

    Abraço

    P.S.: Teu poema que "eu fiz" até que não ficou mal. Raíssa, a homenageada, gostou muito. Adorei a experiência de poder juntar o talento de todos vocês e de contar com a solicitude de todos, mas tão cedo não repito a dose. Ô trabalheira!

    ResponderEliminar
  37. Jorge, seu Poema é tão bom, que dá vontade de entrar dentro dele pra sentir melhor as palavras. Adorei, parabéns ! Um Abraço meu amigo.

    ResponderEliminar
  38. Que lindo poema... Com um começo tão sublime... Tarde encaracolada... E o mundo... Que se vai debaixo do braço, na forma de jornal.

    Divino!

    Estou a pesquisar sobre The National... Tua descrição deixou-me entusiasmada em saber mais sobre a banda... Principalmente a parte que se asemelha a descrição que dou ao Pink Floyd - "...das letras, apenas a maturidade de quem procura conhecer o Homem, as suas frustrações e delírios, conhecendo-se a si mesmo." O que nos falta muito nos dias de hoje.

    Seu blog foi recomendado por uma amiga que estimo muito e que admiro - Ana Cecília, do blog HumorEmConto.

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com
    Brasil

    P.S: vi o nome 'Seguidores' mas não consegui seguir...
    P.S II: peço permissão para colocar seu blog nas recomendações do CQ&Sherlock.

    ResponderEliminar
  39. "Podemos não querer lavar a terra dos olhos, mas haverá sempre sal que a dissolverá."

    sandra, amiga,
    e no sal todo o mar que o cavalga [naqueles que têm olhos no coração. e o jornal reescrever-se-á com sangue e suor, não com tinta].
    beijinho!

    ResponderEliminar
  40. assis, the national consta também da parte do elenco que posso aqui publicar, hehehe! outras coisas há que se calhar vão morrer no silêncio das sombras quentes do interior dos bolsos... não desanimo, mesmo assim: quem sabe o bloco de notas nos acompanha para lá da viagem?!
    abraço!

    ResponderEliminar
  41. rejane,
    a tua bondade só é comparável ao teu génio.
    um forte abraço, amiga!

    ResponderEliminar
  42. cid@, querid@ amig@,
    é essa a solução que tantas vezes encontramos: a cegueira. a esse propósito, ninguém a descreveu com tamanha maestria como saramago na sua alegoria "ensaio sobre a cegueira". quantas vezes temos mesmo de fechar os olhos para não cegarmos com o que se nos impõe. mas, não serão, um e outro caso [ver e não ver] duas faces da mesma cegueira?
    um abraço!

    ResponderEliminar
  43. marilene,
    quantas vezes o corpo é apenas a manta velha que arrumamos na arrecadação da vida, por nos rendermos às balas que perdem os amantes e à sujidade na roupa branca?
    beijinho!

    ResponderEliminar
  44. cris, amiga e parceira de tantas viagens,
    só os poetas sabem olhar a chuva de frente. é que deles não se espera terra na conjuntiva ocular.
    um beijinho em colírio!

    ResponderEliminar
  45. as possibilidades impossíveis são, querida lívia, o alimento daqueles que não se satisfazem com a trivialidade de todos os possíveis ou a demência dos impossíveis. pergunto-me se, na linguagem dos homens, não lhes chamamos "sonho"?
    um beijinho e todas as possibilidades impossíveis, doce amiga!

    ResponderEliminar
  46. salvé, tuca,
    confesso que não escondi uma certa apreensão quando, no início da semana, e passando lá no desinformação seletiva, me deparei com um adiamento sine die. imaginei, num primeiro momento, que estivesses com dificuldades em escalar o time :), mas, quando mais tarde encontrei algumas velas de aniversário sobre o bolo, percebi que estavas apenas com problemas em conjugar o arrojo do presente com a linguagem caprichosa do blogue. ontem, já tarde, quando lá passei de novo, vi todos os convivas em redor da mesa a homenagearem a raíssa, num cântico que, sob a batuta do maestro tuca, me pareceu muito afinado. bravo!
    mando, desde este lado do atlântico, um abraço pata ti e um beijo de aniversário para a raíssa, a razão de toda esta inesquecível sinfonia!
    p.s. descansa agora, meu caro amigo; afinal, só daqui a um ano voltas a sentar toda esta gente [e mais um] em torno da mesma mesa :)

    ResponderEliminar
  47. a esse propósito, deixo aqui o link do maior bolo de aniversário poético da blogosfera, sob a direcção de mestre cuca:
    http://tucazamagna.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  48. smareis,
    as tuas: palavras adornadas com mel em degustação lenta sobre céus de boca de cetim adocicado.
    obrigado!
    um abraço, amiga!

    ResponderEliminar
  49. t.s. frank,
    a cecília é uma das pessoas que, mesmo conhecendo há relativamente pouco tempo, mais prezo e estimo. os seus amigos meus amigos são, razão por que a tua chegada a este porto-de-viagem me suscita redobrado entusiasmo. sê bem-vinda, pois!
    tenho conhecimento de que o blogspot tem andado com problemas técnicos, de novo, desta vez afectando, ao que sei, o acesso à lista de seguidores e amigos. mesmo que sem a formalização da tua presença no quadrado do canto direito, é para mim prazer maior ter-te cá e, sobretudo, sabendo teres gostado do que encontraste. serve-te destas viagens na medida da escala do teu mapa. caso não te importes, retribuirei a visita ao teu cantinho, também.
    um abraço!

    ResponderEliminar
  50. Olá, Jorge,
    que maravilha de postagem. A foto já é um poema,o céu e as nuvens o mar e os rochedos e o poeta a encaracolar as tardes os versos nos dedos.

    Ir-se com o mundo enrolado debaixo do braço e as verdades dos homens postas em páginas muitas vezes uma não verdade pois a manipulação distorção assim a torna uma in verdade que colide com a realidade verdadeira dos fatos

    Tocantes os vídeos e o texto sobre o The National.

    Parabéns e um abraço

    ResponderEliminar
  51. Meu querido Poeta

    O que senti? Não sei...bebi apenas a maresia que se desprende das tuas palavras...não peças que explique...não sei...senti apenas cada letra.
    Hoje quero ouvir o lamento de todos os sonhos aprisionados nas águas sombrias..quero escutar o silêncio do vento...o eco das tempestades...uma brisa que teima em rasgar a parede desse silêncio...luz que se apaga e permanece na melancolia de fim de tarde...numa consciência infinita de ilusões desencontradas...um desfiladeiro das cartas em branco das almas...talvez delírios acinzentados...abismo de todas as palavras que gemem a última rima dum poema acorrentado num resto de horizonte arrastando os sonhos...um afago de futuro...uma sombra de passado...num olhar eternamente renascido.

    E...retiro-me... eternamente grata pelos momentos que aqui passo...admirando-te sempre.

    Beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  52. Meu querido amigo,

    Que bom vir aqui e ler todo esse seu entusiasmo, toda essa sua alegria. Me contagiei.

    E o que dizer dessa sua poesia translúcida, onde sentimos ser uma dose de amor à vida, injetada na veia... Sentimento imediato.

    Quanto ao seu sonho realizado (The National), com gosto de quero mais, ficou registrado nessa sua narrativa que bem remete a um garoto falando de boca cheia ao ganhar o que demorava tanto para chegar... Enfim, eu me deliciei com essas suas palavras de contentação...

    Fico feliz por lhe "ver" feliz...

    Beijos e bom domingo,
    Ana Lúcia.

    ResponderEliminar
  53. Olá..passei pra ver se tinha alguma nova postagem..
    Aproveito pra te deixar um oi..de bom domingo!!
    Fico feliz quando apareces em meu blog.
    Seus comentários são poemas a parte.
    bj
    Ma

    ResponderEliminar
  54. Jorgito, meu mais querido!

    Na notícia dos homens,
    Meu olho quer ver,
    Não quer!
    Cego,
    Eu vejo mais
    Chuva.

    É sempre bom andar sobre as linhas de tua mão
    E ver as pontas dos dedos tecendo poesia no entardecer.
    Adorei a crônica! Amei a foto!
    Bjs encaracolados

    ResponderEliminar
  55. Entre o negro e o cinza
    O branco dói menos
    Por não sabê-lo
    Imagino-te
    Vermelho

    Ah, dor do que não vejo!

    Jorgito! Perdoe-me a ousadia, mas depois de 3 taças de um maravilhoso vinho tinto, o frio me enreda e essa tua imagem, um agasalho.
    Encantada com a fotografia
    Isso não faz parte do comentário de sombra e luz. Por favor, guarde-o no Tejo!
    De uma escrevinhadora pra um poeta.
    Bj de inverno brasileiro

    ResponderEliminar
  56. vais, amiga,
    todo o litoral alentejano é poesia. à nostalgia do mar alia-se uma costa rochosa que precipita abismos sobre as águas. depois, o lastro de um passado de isolamento que tantas vezes inspirou manuel da fonseca, fernando namora ou soeiro pereira gomes, entre outros neo-realistas, nos combates pela mudança social que convertesse o país num lugar menos assimétrico. admirável! felizmente, com a ajuda desses poetas e romancistas, choveu nos olhos dos homens e a revolução explodiu-nos nas mãos. foi já há mais de 30 anos e como, à distância do olhar, a sinto ainda pequena, imperfeita e incompleta, como o mais denso dos sonhos dos homens...
    the national neste alentejo. consegues imaginar? será a 7 de agosto, com interpol. e eu vou estar lá :)
    beijinho grande!

    ResponderEliminar
  57. amiga sonhadora,
    sempre que aqui entras, o vento suspende o seu bailado para te acolher rendido à sensibilidade do teu coração. os sonhos fazem-se assim: por entre sonhos e delírios de tom indefinido que germinam no terreno mais insus.peito.
    beijinho!

    ResponderEliminar
  58. querida ana lúcia,
    a vida nunca nos cabe na mão. nunca. nem no noticiário, nem nos jornais, nem no mais ousado dos sonhos. só a poesia a sabe diluir num néctar de travo agridoce que sorvemos à guisa dos druidas que, com mandrágoras de carne, tocam o graal das epifanias. quem o entende? cada vez menos os homens... cada vez mais os loucos.
    the national não era bem um sonho; era mais um desejo que cresceu vivo dentro de mim e que serviu para iluminar passagens medievais do corpo. só damos verdadeiro valor à luz depois de percebermos que ela existe e de sabermos para que serve, verdade?
    beijinho grande!

    ResponderEliminar
  59. querida ma,
    obrigado pela simpatia. é difícil não deixar as sensações fluir diante da tua obra e do modo meticuloso como a partilhas connosco, envolvida em palavras de lustro de alguns dos maiores.
    lá mais para meio da semana tenciono fazer nova postagem, se o tempo mo permitir. desta vez a quatro mãos, com a minha querida amiga laura alberto, do diário da impossibilidade.
    beijinho!

    ResponderEliminar
  60. querida ira,
    um dia olhei para dentro de cem mil corações e em todos percebi como o mundo ali se dispunha: branco, como a mais segura das virgens, agarrado às paredes de sangue, numa tela-borrão de cores indefinididas. à boca das válvulas, gargantas vomitam os detritos que coleccionamos com as mãos escuras, onde as unhas, negras, rasgam linhas que abrem, como línguas solitárias em busca do antídoto. são chaminés, becos, lixeiras, ódios, oceanos sem foz e naves sem marinheiro. e:
    o olho quer ver,
    Não quer!
    Cega,
    vê mais
    Chuva.
    na notícia dos homens, não são os homens que fazem a notícia; é ela que os penetra, qual antropófago de genitais de metal fundente, emprenhando-os da mais vil das criaturas: a nu.tícia.
    tarde de mais. a cheuva que lava o olhar é ácida.
    beijinho, poeta admirável!

    ResponderEliminar
  61. ... vim navegando no meu barquinho de papel para demorar mais tempo a chegar, queria só ler as notícias e saber como vai o mundo, saber das tuas verdades!...
    mas hoje não me apetece entender o mundo, então resolvi atirá-lo ao mar..., é que ele é pesado demais e não me apetece naufragar...!:) rss...
    ... saltaste-me do bolso antes do tempo e aí vou eu a teu reboque rumo [imaginem só] aos The National!... :))
    [sei que me deixas brincar contigo :)]
    és magnifico a descrever as tuas emoções sem travões, e com elas [tuas descrições emotivas] saltamos contigo para o local dos acontecimentos.
    adorei conhecer os The National, pesquisei e ouvi quase tudo o que encontrei. guardei os que mais me emocionaram :)), por sinal os que acima mencionas.
    festival Sudoeste!!!! yessss....!
    vou-me esfarrapar para poder dar lá um saltinho :))
    opsss..., fugiste-me do bolso mas esqueceste-te dos óculos... :)))

    estás lindo, nessa foto!
    beijo, encanto.
    até logo.

    ResponderEliminar
  62. Jorgito, vc faz o poeta ser!
    De uma pequena poça, o poeta faz o mar. Foi o que fizestes com meu comentário.
    Bj imenso

    ResponderEliminar
  63. Querido Poeta..
    Uma linda noite de Domingo.
    Uma linda e feliz semama beijos e beijos meus,,Evanir
    www.aviagem1.blogspot.com

    ResponderEliminar
  64. Dizer o que para quem tem o mundo enrolado debaixo dos braços...

    Perfeito e belíssimo!!!!

    Beijos e ótima semana.

    ResponderEliminar
  65. Jorge, de-além-mar,
    várias amigos meus não estão conseguindo postar comentário desde ontem (sábado), o Dilso, do blog Cronutopia, fez maravilhoso texto, e dedicou à você. Achei muito bonito da parte dele, principalmente pois é um amigo que respeito por demais seu trabalho e indiquei-o a você, sei que já lhe procurou e gostou muito de seu trabalho também e me agradeceu a indicação, e agora, dedicando a você o último post, no entanto não está conseguindo postar comentário por aqui. Recebi hoje (domingo), mensagem do facebook dele, que reproduzo:

    "Cissa será que tu podes mandar o meu link para o Jorge, pois ofereci a ele o texto. Como eu já disse, não estou conseguindo comentar. Um abração querida!!!!"

    O link dele é:
    http://cronutopia.blogspot.com

    Grande beijo!

    ResponderEliminar
  66. Jorge, simplesmente, um BANQUETE!

    Silencio-me para alimentar a alma.

    Abraços

    Priscila Cáliga

    ResponderEliminar
  67. não sei se era bem isso, mas este é o texto que eu queria escrever quando escrevi o "Inho", como sempre, meu amigo POETA; as palavras que saem da tua caneta voam nos ceús para chover sobre nós simples mortais à mercê da tua palavra.
    Beijo
    LauraAlberto

    P.S.: isto do blogue está marado, não me consigo identificar

    ResponderEliminar
  68. ah, grande concerto!!!
    Ele foi à minha tribuna...
    Beijo
    LauraAlberto

    ResponderEliminar
  69. querida ira,
    o homem apenas sabe ser mar quando tocado pela mão da navegabilidade. tu sabe-lo bem. todos os poetas o sabem.
    beijos e viagens, poeta imensa!

    ResponderEliminar
  70. evanir,
    obrigado pela visita sempre simpática.
    um beijo e uma óptima semana para ti!

    ResponderEliminar
  71. "Dizer o que para quem tem o mundo enrolado debaixo dos braços..."

    parole,
    não é o mundo que sente a náusea pela partilha do suor com a axila; é esta que não suporta os caprichos daquele.
    um abraço!

    ResponderEliminar
  72. cecília, amiga de tantos mares na palma da mão,
    já tenho procurado entrar no cronutopia, mas sem sucesso. tento e volto a tentar, mas sucessivamente vejo o acesso barrado. os problemas do bloguer continuam por solucionar, aparentemente.
    fico antecipadamente muito honrado com a dedicatória do dilso, sendo seguro que por lá passarei para ler, comentar e deixar um sincero e profundo abraço. entretanto, faz-lhe chegar esta minha pretensão, por favor.
    um beijinho marítimo!

    ResponderEliminar
  73. querida priscila,
    pudéssemos nós saciar-nos de palavras, apenas... quem sabe pudesse começar a chover-nos nos olhos sem termos de fugir...
    um beijinho grande!
    p.s. não tenho conseguido ler-te tanto quanto desejo e a tua escrita merece. e como saio a perder...
    um beijo renovado!

    ResponderEliminar
  74. sei-o bem, laura, e por o saber permito-me [espero que o permitas, também] reproduzir aqui a tua pedrada:

    "inho

    os homenzinhos com as suas bonitas camisinhas engomadinhas
    as mulherezinhas com os seus lindos vestidinhos floridinhos
    os homenzinhos e as mulherezinhas do cimo dos seus engraxadinhos sapatinhos, enrolam as palavrinhas nas suas linguazinhas de serpentes;
    agitam os seus bracinhos branquinhos e brincam com os seus documentozinhos prioritários de inutilidade;
    lancham as suas comidinhas gourmet nas mesinhas redondas, onde deixam ficar a sua imundice;
    fumam os seus cigarrinhos nas esquinas, escondidos do sol enquanto falam, falam e falam
    os homenzinhos e as mulherezinhas, com as suas lindas roupinhas e seus gestos lixivados, metem-me cá um grande nojinho"
    laura alberto, http://lauraalbertopossiveldiario.blogspot.com/

    um abraço!

    ResponderEliminar
  75. ah, e ainda sobre the national: "ganda malha" :)
    também passou mesmo ao meu lado :)
    ah, lembra-te de que há cenas do próximo episódio :)

    beijo grande!

    ResponderEliminar
  76. amiga-de-todos-os-encantos,
    entre a correria de saltar do bolso e de ter de a ele regressar, com óculos ou sem morada, acabei por pular o teu comentário. não, não me esqueci; simplesmente estava convencido de que lhe tinha já replicado :)
    vai ainda a tempo, espero :)
    bom, e sobre estes saltos, dizer-te que o verdadeiro mundo que importa navegar [desejavelmente em embarcação de papel para mais se poder fruir da viagem] é justamente aquele em que escrevemos as nossas verdades. não, não precisamos de tinta, dicionário ou corrector; nenhum coração conheceu a alfabetização dos homens...
    adoro the national. experimenta, agora, interpol. assim, com o trabalho de casa feito, o saltinho de que falas ao sw fará ainda mais sentido.
    beijinho e mil encantos para ti!

    ResponderEliminar
  77. Jorge, as palavras são profunda com uma grandiosidade do tamanho do mar. Adorei.Desejo um ótimo começo de semana cheio de coisas maravilhosa pra você. Um Beijo!

    ResponderEliminar
  78. Bom, apenas confirma o que você é. Um poeta.

    Beijos e boa semana,

    ResponderEliminar
  79. «importa não lavar a terra que trazemos agarrada aos olhos»

    Por vezes, apetece mesmo não ver muito daquilo que nos vai passando à frente dos olhos e que se crava no peito. Outras vezes, são essas notícias que nos sujam os dedos [e se fosse só os dedos, não seria assim tão mau!] e, depois, ou vão para debaixo do braço – nem sempre é uma boa sensação, essa de levar o mundo enrolado debaixo do braço! – ou acabam esquecidas [elas e a realidade que reportam] algures por aí… O jornal, no dia seguinte, já não vale muito, diz-se. Eu cá acho que ainda vale, mas sou suspeita! :)
    Quanto à descrição/partilha do concerto, tão rica em expressão e emoções!... Jorge, quase nos transporta para o concerto através dela… :)
    Beijos,
    Cristina.

    PS: O blogger não tem andado muito bem... Nem sequer consigo identificar-me com a conta do blogue... :/

    ResponderEliminar
  80. Achei perfeita a imagem do mundo sendo carregado debaixo do braço, pois mostra equilíbrio, diferentemente daquele que carrega o mundo nas costas, como um fardo pesado.

    Eu viajo quando te leio... rsrsrs

    Beijos

    ResponderEliminar
  81. Jorge, querido amigo,
    fique tranquilo, postei suas palavras como comentário lá no blog do Dilso.
    O texto dele está maravilhoso por lá, creio que ficará feliz com uma dedicatória em texto tão bem-escrito.
    Por aqui, estou me sentindo como no filme "O carteiro e o poeta" (O Carteiro de Pablo Neruda), no entanto tenho que adaptar o título para "A carteira e os dois poetas"!!! rsrsrs
    Beijos e até.

    ResponderEliminar
  82. querida smareis,
    aprendi que a profundidade do mar cabe no interior de uma lágrima. sejam as palavras assim tão imensas...
    um beijo e obrigado pelo teu carinho!

    ResponderEliminar
  83. ana lúcia,
    o poeta é o mundo, com todos os seus matizes plurais. e porque o deseja no interior da sua mão, o homem que o canta é muito mais louco do que poeta.
    beijinho!

    ResponderEliminar
  84. verdade, cristina,
    este blogger tem andado mais doidivanas do que os candidatos a primeiro-ministro de portugal nesta campanha eleitoral de faz-de-conta. olha, as páginas escritas sobre esta farsa não valem nem no próprio dia, quanto mais se na edição do dia anterior? :)
    beijinho, querida amiga-jornalista!

    ResponderEliminar
  85. querida parole,
    sobre o mundo e a sua espessura:
    há pesos que não temos de carregar. moldamo-los em papel barato, com tinta de segunda e, depois de dobrados, anexamo-los à parte inferior do braço, na certeza de que ali tudo cabe e ali tudo morre. a asfixia é o remédio para o que não tem cura.
    beijinho, querida amiga!
    p.s. nunca ninguém tinha falado tão verdade acerca das pretensões deste blogue como tu, no sublinhado final: "Eu viajo quando te leio... rsrsrs". nunca dele esqueço o título: viagens :)
    obrigado!

    ResponderEliminar
  86. querida cecília,
    poderíamos falar de continentes, no plural, se o oceano não unisse?. tu, sim, verdadeira neruda. tudo o mais, apenas correspondência :)
    agradeço-te teres deixado a minha nota lá no blogue do dilso. voltarei a tentar entrar, pois pretendo deixar-lhe um abraço com os meus próprios dedos.
    um beijinho para a minha querida amiga de além-mar!

    ResponderEliminar
  87. Como o meu perfil não entra nem a martelo, tive que usar o Nome/URL...
    Para te dizer que o teu poema é soberbo.
    "implora-se a deus que não chova;
    importa não lavar a terra que trazemos agarrada aos olhos."
    E o final é de mestre...
    Caro amigo, boa semana.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  88. amigo nilson,
    as tuas palavras são imensamente maiores do que o meu merecimento.
    um sincero agradecimento.
    abraço em eco!

    ResponderEliminar
  89. Porque ao conhecer a verdade, "visto as asas" e "corro até o arco-íris", para quem sabe assim me alimentar de alguma felicidade, visto que já são "29 anos".

    ResponderEliminar
  90. o desejo de voo em salto oblíquo de arco-íris não deve subjazer à demanda pela felicidade; que esta se satisfaça com a própria viagem, tanto ao longo dos 29 anos cumpridos como dos ainda mais por vir.
    beijinho!

    ResponderEliminar
  91. Hoje vim deixar-te um beijo terno e achocolatado e desejar-te uma feliz semana.

    ResponderEliminar
  92. doce a tua presença por aqui, sandra.
    saboreio, agradeço e retribuo o carinho de chocolate!
    beijinho!

    ResponderEliminar
  93. algo mudou hein Jorge, a alma canta nesse vai e vem da poesia, musicada em outras bocas. Por aí! Em um fio tênue a existência dá passos. Bravo poeta!

    Beijos

    ResponderEliminar
  94. luíza,
    tudo é mudança e nada se cristaliza. ao ritmo das bocas e das mãos, o jornal faz-se na oficina quotidiana da nossa rua.
    beijinho e poesia!

    ResponderEliminar
  95. A propósito da campanha eleitoral [a mesma que deixa os jornalistas de rastos, depois de tantos quilómetros percorridos pelo país] e dos senhores que se passeiam por aí, reli isto:
    «e é vê-los todos a rir que quase lhes saem os dentes fora quando o espectáculo acaba
    a gozar com o povinho que anda com eles às costas» (João Negreiros)
    Oh… Se é…
    Beijos!
    Cristina.

    ResponderEliminar
  96. hihihihi!
    esta campanha, então... já aqui no blogue tive a oportunidade de, num comentário, deixar escapar a minha decepção. em rigor, as expectativas iniciais já eram muito baixas...
    querida amiga, o jornal começa a desenhar-se, aos poucos :)
    beijinho grande!

    ResponderEliminar
  97. É mais simpático falar-se no jornal, realmente! :) Fico à espera de um exemplar!! :)
    Beijinhos!

    PS: Se precisar de alguma coisa, já sabe. Vale?

    ResponderEliminar
  98. um já é teu antes mesmo de a edição estar fechada, querida amiga, porque também tu vives naquelas letrinhas, já.
    beijo!

    ResponderEliminar