sexta-feira, 25 de março de 2011

Concurso do Público para Jornais Escolares distingue O Despertar, publicação da Escola EB 2/3 de Viatodos


Decorreu, no passado dia 23 de Março, pelas 15h, no Salão Medieval da Universidade do Minho, a cerimónia de atribuição de prémios de jornais escolares – 2010, promovida pelo Jornal Público.

Presidida pelo Dr. Eduardo Jorge Madureira, Director do Boletim Público na Escola e promotor do concurso mencionado, e contando com a presença de ilustres convidados, quer da parte do Ministério da Educação, quer da parte da Universidade do Minho, instituição anfitriã, quer ainda de outras entidades e de patrocinadores, a cerimónia chamou ao local as equipas que, nas escolas, dirigem e colaboram com as publicações escolares galardoadas. Após a abertura da sessão, e escutadas com atenção as palavras proferidas pelas personalidades convidadas, os jornalistas escolares foram, à vez, sendo chamados ao púlpito para receberem as honrarias consoante o escalão em que competiam e a classificação obtida.

A Escola EB 2/3 de Viatodos, integrada no primeiro escalão do concurso, e distinguida com o 3º Prémio, viria a ser das últimas a ser chamada. Enquanto isso, a espera e a ansiedade foram sendo mitigadas com palavras sussurradas e sorrisos esquivos que os lábios teimavam em não suster. Por fim, já perto das 17h, soou na instalação sonora do salão o tão ansiado nome: Escola EB 2/3 de Viatodos! Já de pé, a equipa d’O Despertar aprestava-se para percorrer a interminável galeria central, diante dos olhares e sob os aplausos das três centenas de pessoas presentes na cerimónia.

A sensação vivida naquele instante foi verdadeiramente arrepiante. Sabia-se que a distinção não prestigiava apenas O Despertar, mas todo o Agrupamento, toda a Comunidade Educativa – de que fazem parte professores, alunos e demais colaboradores –, o Director, Professor Fernando Martins, que tem viabilizado e acarinhado o projecto ao longo de mais de 25 anos, e, mais genericamente, o Concelho de Barcelos.

No final, os prémios atribuídos reverberavam, ainda, nas mãos d’O Despertar. Um elemento invocativo e decorativo exclusivo, bem como um vale de 625€ em livros, enchiam, não sem alguma vaidade, as algibeiras da equipa. Ainda assim, e apesar do brilho que a todos coloria o olhar naquele preciso instante, a equipa tinha a noção de que o verdadeiro prémio havia sido já atribuído alguns meses antes: a possibilidade de crescer e de ajudar a crescer jovens que fazem da notícia e da sua publicitação por escrito uma etapa complementar do seu processo formativo, assim se tornando, cada vez mais, melhores escreventes, leitores mais competentes, estudantes mais sólidos e cidadãos mais interventivos e responsáveis.






47 comentários:

  1. Que tudo...


    Bom final de semana querido!

    beijo

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Pimenta,
    É Público com letra maiúscula! É pra muuuuuita festa no salão medieval, pra Viatodos. Mas que sorriso contagiante esses de vocês na última foto, re, re, virou meu dia! Escolas, professores, alunos, centelhas de pessoas cobrindo bons caminhos.

    ResponderEliminar
  3. :))) sorrindo :))

    parabéns a toda a equipa!
    imagino a ansiedade na espera da chamada:))
    ... e finalmente o ansiado momento...!
    também me emocionei com a vossa expressão tão feliz!
    é muito bom, quando o nosso mérito é reconhecido.
    beijinho, amigo-dos-encantos-meus!

    ResponderEliminar
  4. que tudo, mesmo, ju. foi um dia que não mais será esquecido!
    as distinções não cristalizam; estimulam. para o ano queremos mais :)
    beijinho!

    ResponderEliminar
  5. sabes, rejane,
    é no sorriso sincero das duas alunas que estiveram presentes e que têm ajudado o despertar a crescer que o pedro (meu colega) e eu próprio nos sentimos distinguidos.
    um beijinho de toda a equipa para ti! :)

    ResponderEliminar
  6. amiga-de-encantos-infinitos,
    é impossível resistir à tua genuinidade! sorrio com o teu sorriso, porque sei que o sentes como eu e todos lá, naquele dia inesquecível, o sentimos.
    obrigado pelo teu sorriso-estímulo!
    beijos do despertar e de mim próprio!

    ResponderEliminar
  7. Sim 'stor, andei em viatodos á três anos atras, andava no 9 B acho eu, era da turma do artur, da joana, dos (cinco) tiagos, do antónio e dos outros todos :)
    Continua igual voçê :P
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. oh, carlinha,
    bem me lembro, pois claro! 2008/2009. que ano bom, esse!
    hoje à noite vou estar com o artur num sarau de poesia lá na escola; sei que ele vai declamar poesia :)
    dêem notícias!
    beijinho e boa sorte lá com a matemática :)

    ResponderEliminar
  9. Parabéns Jorge!
    Os prêmios, além de reconhecimento, se tornam incentivo maior para as pessoas que trabalham para que seus projetos se solidifiquem.
    Com certeza merecido, pelo sorriso de vocês se percebe isso.
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. ana,
    o verdadeiro sentido da morte é não querer fazer sempre melhor. apesar das suas limitações, o despertar procurará superar-se.
    obrigado pelo teu carinho!
    um beijinho!

    ResponderEliminar
  11. Para não me repetir demasiado, renovo apenas os parabéns ao Despertar! Como disse, se bem me lembro, a professora Felisbela Lopes, a responsabilidade é, agora, maior! :) Mas quando os desafios e expectativas são elevados, talvez se mostre melhor a grandeza humana, verdade?
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  12. Ah! A propósito, também gostei muito de o(s) encontrar na cerimónia de entrega dos prémios! :)

    ResponderEliminar
  13. cristina,
    agradeço-te as palavras em meu nome pessoal e d'o despertar. temos a noção de esta distinção eleva a fasquia da responsabilidade; hoje, a escola, as freguesias abrangidas pela área escolar e a comunidade educativa, em geral, esperam do nosso trabalho mais do que até então fizemos. mas sentimos a responsabilidade como estímulo, como mola impulsionadora e mecanismo de superação. além do mais, temos alguns trunfos na manga: colaborações concelhias que não estão directamente ligadas à escola: a tua :)
    beijos e obrigado por tudo!

    ResponderEliminar
  14. nós (eu muito particularmente, pela ligação que vou mantendo contigo, desde há algum tempo, através da escrita) gostámos muito de te/vos conhecer. de resto, o sorriso da última foto (quem premiu o botão?) não me deixa mentir :)
    beijinhos renovados!

    ResponderEliminar
  15. Jorge,
    É mesmo assim que essa responsabilidade deve ser entendida: como estímulo, incentivo... E, de resto, têm tudo o que é necessário para terem de me convidar para mais uma entrega de prémios, no próximo ano! :) Fico à espera! :)
    Já agora, parece-me que a culpada dos sorrisos da última foto há-de ter sido a Joana Rodrigues! ;) Ela é mesmo assim... :)
    Beijos!

    PS_ O trunfo sou eu!? eheh.

    ResponderEliminar
  16. a resposta é um duplo sim: sim! sim!
    sim 1: claro que és tu o trunfo!
    sim 2: foi mesmo a joana (hehehe).
    beijinho para ambas!

    ResponderEliminar
  17. Ops! Quem começa a sentir o peso da responsabilidade, agora, sou eu! Aliás, já o comecei a sentir na quarta-feira... eheh. E pesa mesmo! ;)
    Beijinhos... meus e dela!

    ResponderEliminar
  18. Parabéns, meu caro. Acompanhar o crescimento intelectual, a capacidade de comunicação e a noção de cidadania plena em jovens, participando ativamente nesse processo, já é um prêmio. Parabéns a ti e a toda equipa!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  19. Bem, nao sei a dimensão do feito.
    Sinto que cresce, engrandece!
    E você tem mesmo que se sentir glorioso.
    Fico feliz por vc, meu amigo distante.
    E, uma observação:
    "gatinho" vc, heim?
    Com todo respeito, estou brincando com vc.
    Parabéns!
    Com carinho
    Rosa de Fátima

    ResponderEliminar
  20. Como desejei estar mesmo que por instantes, o relógio enfim sempre está a nos despertar!

    ResponderEliminar
  21. Belíssima turma, belíssimas pessoas!!!

    Beijos meu querido amigo

    ResponderEliminar
  22. Jorge,
    tão boa esta partilha... do momento, dos sorrisos, mas sobretudo como dizias, da importância que toda esta envolvência do jornal tem no crescimento dos jovens que fazem da publicação jornalística uma etapa importante do seu percurso de vida e de estudante.
    Imagino as emoções deste momento! poderosas, não? :-)
    Um grandioso parabéns e continuações..., que tenho a certeza serão cada vez maiores!

    Beijinho, amigo.

    p.s. lembrei-me, no meu 10º ano tive ainda o desejo de seguir jornalismo, mas entretanto desvaneceu-se para outras áreas...e não iria ter o menor jeito, de facto. Lembro-me que gostava de tanta coisa e ainda gosto, psicologia era outra das dúvidas, arte, como sabes. Enfim, são momentos angustiantes esses, se bem me lembro. aquela fase fucral em que temos de basicamente tomar um rumo profissional, não é fácil, sobretudo se nos sentimos divididos.
    Desculpa o desabafo, apenas fez-me recordar...

    ResponderEliminar
  23. cristina,
    esse é um peso que se carrega com a leveza de um sorriso, verdade?
    beijinho!

    ResponderEliminar
  24. amigo celso,
    é bem verdade o que dizes. os prémios são tantas vezes contingentes e até discricionários, verdade? ter, a nosso lado, jovens que crescem de mãos enlaçadas nas palavras é a distinção maior.
    um forte abraço!

    ResponderEliminar
  25. amiga que junta à fátima o olor da rosa,
    os prémios valem o que valem. neste caso, tocou profundamente uma equipa que trabalha junta neste projecto há apenas três anos e que participou no concurso nacional apenas para procurar uma aferição independente do seu trabalho. a distinção é apenas a bússola que nos reitera o sentido do passos.
    obrigado pelo teu carinho!

    ResponderEliminar
  26. querida michelle,
    a quem o dizes... esse relógio de que falas é o mesmo que hoje nos rouba uma hora, o mesmo que corre descompassadamente em direcção à hora do fecho. e a edição 64 está ainda tão atrasada... mas há-de sair no prazo previsto :)
    beijinho!

    ResponderEliminar
  27. extensível a ti o singelo agradecimento anterior, fernand's.
    obrigado!
    beijinho!

    ResponderEliminar
  28. amiga andy,
    as emoções naqueles instante foram tantas e tão difusas que agarraram um pouco de ansiedade, tensão, orgulho e até discreta vaidade :). do momento em que subimos ao púlpito recordo muito pouco... as emoções tolhem os demais sentidos, verdade? para os alunos presentes foi qualquer de mágico, não duvido: é a primeira vez que o seu trabalho tem reconhecimento para lá dos portões da própria escola. mas rapidamente terminou, porque a edição 63 está à porta e os prazos a terminar :)
    beijinho, amiga!
    p.s. o teu comentário fez-me recuperar o meu percurso sinuoso pelas veredas das opções profissionais, não no 9º, mas no 12º ano. a relação difícil com a matemática e a paixão pelas letras tornou o processo simples, num primeiro momento. o pior foi o momento de decidir entre as áreas da filosofia e história, por um lado, e a da literatura, por outro, à entrada para o 12º ano. só te digo que me matriculei no primeiro, frequentei uma semana de aulas e acabei por pedir transferência para as línguas. aquela semana alterou o curso de toda a minha vida. hoje seria, talvez, advogado... (do que me livrei, hein?:)).
    beijinho!

    ResponderEliminar
  29. ... vim olhar de novo p'ra vocês! e de novo entrei sorrindo, porque o sorriso parece que é o meu cartão de visita [modéstia à parte... loll]
    ... tentar traduzir do segurar dessa caixinha vermelha o sentir feliz do momento...
    e porque de todas as imagens há uma outra tradução... a da tranquilidade/amizade a saber tão bem esconder a ansiedade!
    são encontros únicos esses, os dos homens que são humanos [e por isso mesmo também deuses]!
    beijo encantado, Amigo meu!

    ResponderEliminar
  30. Parabéns à equipe do Jornal,Jorge!
    Uma conquista é sempre um impulso a muitas mais...

    Beijinho e ótimo fim de semana!

    ResponderEliminar
  31. Muito belo, querido Jorge!

    O que seria da aprendizagem se não estivesse vinculada à afetividade?

    Provavelmente não haveria possibilidade, dentre outras, de tornar "estudantes mais sólidos e cidadãos mais interventivos e responsáveis".

    Parabéns pelo merecido reconhecimento dessa equipe incrível que você interage!!

    Beijos e carinhos...

    ResponderEliminar
  32. Querido Amigo,

    Como sabes, não costumo usar este meio (antes, o outro). Porém, apesar de já o esperar, tenho de te/lhes dar os PARABÉNS.
    Depois, e por outros meios, falamos de outras andanças.
    Abração do amigo
    Henrique

    ResponderEliminar
  33. Ah, Jorge!
    muitas congratulações!
    muitos Salve! Salve! Salve!
    a você, a toda equipe
    Emoção da melhor qualidade
    lindo, moço!

    "a possibilidade de crescer e de ajudar a crescer jovens que fazem da notícia e da sua publicitação por escrito uma etapa complementar do seu processo formativo, assim se tornando, cada vez mais, melhores escreventes, leitores mais competentes, estudantes mais sólidos e cidadãos mais interventivos e responsáveis."

    de extrema beleza

    beijo

    ResponderEliminar
  34. Faz-se por isso! :)
    Beijinhos... com sorriso!

    ResponderEliminar
  35. amiga-de-todos-os-encantos,
    é entre sorrisos que te aceno desde aqui :). a caixinha de que falas é a metáfora de um gabinete onde os tesouros se fazem da partilha, do encontro, dos sorrisos, dos batimentos cardíacos em aceleração, dos contragostos, das decepções... assim se faz o jornal; assim nos fazemos juntamente com o despertar.
    beijinho grande!

    ResponderEliminar
  36. aninha-de-luz,
    um agradecimento em nome de toda a equipa e meu próprio. a luz que depões nas nossas mãos é tão estimulante quanto o melhor dos prémios.
    beijinhos!

    ResponderEliminar
  37. querida lívia,
    sabes que estes meninos são "meus" há já três anos? no final deste ano lectivo, seguem o seu caminho rumo ao ensino secundário que, por agora, ainda não existe lá na escola. partem e com eles levam as saudades que regam nos seus corações, mas, sobretudo, as que plantaram no meu. quando isso suceder, o despertar terá de se reconstruir e reformular. não será um recomeço, porque há já muito que não se perderá.
    um beijinho!
    p.s. sobre as fotos: o salão medieval é tão bonito e garboso que qualquer retrato fica bem :)

    ResponderEliminar
  38. amigo e mestre henrique,
    como fico feliz por te reencontrar aqui! o meu trajecto pelas veredas da palavra teve, como sabes, muitas e mui diversas etapas; uma delas com o teu rosto e a tua imensa ciência, quando, nos bancos da universidade, me foste ajudando a perceber a essência dos sons e da forma desses violinos de encantamento que tanto nos seduzem - as palavras.
    a distinção do público é dos que, no presente, a construíram, mas também de todos os artífices que, no passado, visionariamente, a começaram a preparar.
    um agradecimento e as minhas felicitações a ti, também, querido amigo!
    um forte abraço!
    p.s. precisamos de invocar os meios não tecnológicos para actualizarmos os jornais das nossas vidas :). um café nos próximos dias vinha bem a calhar, não?

    ResponderEliminar
  39. querida vais,
    obrigado! o teu carinho é sempre sentido de modo muito especial.
    beijos!

    ResponderEliminar
  40. fazemos por isso, cristina :)
    beijinho e até breve (porque o jornal... não espera :)

    ResponderEliminar
  41. Parabéns ??? É pouco ! Quanto orgulho sinto ao ver-te ( e também ao Pedro) por aqui. Agora posso encher mais o peito e a boca quando falo de um profissional da tua estatura. Cresce sempre Jorge! Vou tentar andar por perot para aplaudir-te. Bjnho Gde
    Carmo Andrade

    ResponderEliminar
  42. carmo, doce amiga de há tanto tempo,
    deixas-me sem fôlego... sabes, quando fui com a equipa ao salão medieval pensava no despertar como um dos rostos da nossa escola; sentir que, conjuntamente com aqueles que mais de perto comigo trabalham e todos os outros que, mesmo sem o fazerem tão directamente, nos acarinham, tinha contribuído para o divulgar foi o verdadeiro prémio. acredita no que te digo. as palavras "escola eb 2/3 de viatodos" soando ao micro foram um arrepio na coluna de que não facilmente nos arredamos.
    parabéns também para ti que, com a página da educação para a saúde, ajudas a alimentar o nosso querido despertar! os méritos são sempre repartidos com quem os merece.
    obrigado pelo carinho e pelo incentivo!
    beijos mil!

    ResponderEliminar
  43. Jorge,
    deve ter sido de emocionar!
    maravilhoso mesmo..
    grande beijo..

    perdoa-me a ausencia, estava a viajar a trabalho, agora retorno cheia de saudades..

    ResponderEliminar
  44. querida ingrid,
    é sempre um prazer ter-te por aqui, mas mais importante que tudo é que a vida para lá das palavras tenha as rimas afinadas. também eu confesso que tenho andado um tanto distante dos blogues e das palavras dos meus amigos por razões profissionais. mas, como diz o outro, i'll be back :)
    obrigado pelo teu carinho a propósito de um dia que marcou toda uma equipa escolar.
    beijinho!

    ResponderEliminar